domingo, 24 de junho de 2012


Olá caros... como andam?
Segue no post desse mês: Livros, Situação Atual e Divisão de Salário.




LIVROS


Como dito no post anterior, comprei o segundo livro do Cerbasi sobre Exercícios de investimentos inteligentes... o livro não me agradou tanto quanto o anterior. Não que ele não seja legal, tem dicas interessantes, mas não espere muito. Traz uma reflexão e exercícios sobre cada capítulo do livro anterior e caso você já tenha  lido o anterior refletindo... não vale muito a pena.



Lí também o livro de imóveis da série Pai Rico Pai Pobre. Bacana o livro, que apesar das diferenças de mercado imobiliário nos EUA x Brasil, possui dicas interressantes para quem pretende investir em imóveis 'comprando para alugar'. O Autor possui uma equipe que compra prédios inteiros... algo bem distante da minha situação... rss. Os primeiros capítulos são ótimos, pois trata do assunto de você possuir uma META financeira na sua vida e descrever os passos para alcançá-las.


VENDA DE NOSSO IMÓVEL
Esse mês vieram algumas pessoas interessadas em comprar nosso apartamento. Eu e minha esposa sentimos certa tristeza após cada apresentação do nosso apartamento, pois caía mais a ficha que temos um imóvel com ótima localidade (principal característica de um imóvel) e ainda gostamos de morar aqui.
Estamos pensando na possibilidade de manternos nosso imóvel, quitá-lo e no futuro usá-lo até para fazer uma renda futura como aluguel (atualmente um aluguel aqui é de R$ 1.500,00).



Ainda não fizemos o teste de transporte de irmos para Sto André para verificar se 'aguentamos' pegar trem todos os dias para vir trabalhar em SP. Mas não temos apresentado muita disposição pra isso tal teste não.



Pode ser que ainda venhamos a fazer esse teste e nos surpreendemos e nosso plano mude. Tudo depende de tudo, e tudo deve ser feito com calma.
Pode ser que meu desejável investimento em imóveis demore mais um pouco.   :(


DIVISÃO DE SALÁRIO
Como estou há uns tempos só focado em estudos financeiros, algumas reflexões estão passando pela minha cabeça: o que é ser feliz? já sou feliz? o que o dinheiro tem haver com isso? como ser mais inteligente financeiramente daqui pra frente? etc.


Agora, o que pretendo fazer financeiramente é saber em que pé estou, alinhando meu status financeiro atual, podar alguns despesas e traçar metas.
Para o meu caso, que sou casado, tenho uma filha, esposa reiniciando carreira (indo para o 2º ano de Direito), estou propondo em dividir o meu salário em três partes: 


Situação 1 - Trabalhar para preencher as três variáveis e reinvestindo os rendimentos dos aportes:

Situação 2: Após Longo Prazo, os rendimentos dos aportes é o suficiente para cobrir financeiramente, na sequência: Despesas Fixas e Despesas Variáveis:



Para quem começou bem cedo e persistiu, após um longo prazo, nem precisarão mais do salário para aportar, pois os rendimentos também o pagarão.

1.Despesas Fixas = 60% do Salário Líquido = R$ 3.000,00
Tudo aquilo que é indispensável para que você viva socialmente não morra largado de fome e nem em um hospital público.
Exemplos: Aluguel, prestação casa, condomínio, convênio médico, escola filhos, mercado, etc.
2.Despesas Variáveis = 20% do Salário Líquido = R$ 1.000,00
Entende-se por tudo aquilo que é dispensável, porém te ajuda a relaxar, a ter gás pra seguir em frente na vida.
Exemplos: cinemas, viagens, restaurantes, bares, danceterias, gasolina do mês, prestações de algum bem, etc.
3.Aportes = 20% do Salário Líquido = R$ 1.000,00
Entende-se por tudo aquilo que você está aportando mensalmente para conseguir atingir a sua META financeira. Tudo que é ativo e gera ativo.
O Ideal é que um dia o rendimento desses ativos consigam no mínimo, cobrir as suas despesas fixas (Item 1).
Exemplos: Renda Fixa, Renda Variável, Imóveis, Rolos, etc.(Só não vale roubar)... rss



Realinhei minha planilha de despesas para seguir tal plano da Situação 1. Lanço todos os valores previstos, etc. Nos casos de valores não previstos ela me informa o que está saindo fora do eixo, etc. Ficou muito boa. Agora vou testá-la nos meses seguintes.


Bem, é isso. Próximo mês estou de férias no trampo, vou relaxar um pouco a cabeça e refletir com calma a avalanche de informações financeiras que tive esse ano.



Abraços!

19 comentários:

  1. Oi, Rico..!!
    várias coisas pra te falar..
    Bem, eu acho que antes de vc vender o apt, deveria quitá-lo, td bem que vender daria um "gás" nos seus aportes, mas talvez nao valha a pena tanto sacrifício.. sei lá..
    Mas tô torcendo para que vc decida o que for melhor pra vc e sua família!

    Gostei mt da separação das despesas e acho que qnd sua esposa terminar a faculdade, seu aporte aumentará consideravelmente (e os gastos c a filhota tb.. =) ...mas acho legal vc se organizar, assim vc mantém maior controle sobre o $$

    Tb li este livro do Cerbasi, o guia de estudos, fiquei um tanto decepcionada.( comprei pela net) e nao tive a oportunidade para dar uma lida antes.. Mas enfim..
    Tô tentando começar a ler um sobre fundos de investimento, mas tô trazendo trabalho pra casa e por isso nao tenho tido mt tempo.. se for bom, vou fazer um post sobre ele..

    Continue com a disciplina! A minha torcida é que todo nós, blogueiros, consigamos alcançar nossos sonhos!

    é isso!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JI.. assim que minha esposa terminar a facul, sei que ela poderá aportar junto comigo a fim de termos um futuro/aposentadoria melhor... mas isso será daqui uns 4-5 anos... até lá vamos nos virando...rss

      CAso você tenha lido o livro 'Bolsa para Mulheres', fala sobre clube de investimentos em ações... eu achei ótimo. Talvez sirva pra você. Em um post meu eu falo sobre esse livro.

      Abçs!

      Excluir
  2. Sem querer eu escrevi um conceito interessante no Blog do Pobretão:

    Quando temos dinheiro, nós decidimos se queremos usar ele agora ou usaremos ele no futuro.

    Para usar ele no futuro, ele tem que ser bem rentabilizado, senão é preferível desfrutar dele agora.

    Só para concluir... tem algumas pessoas que usam o dinheiro que ganharam no futuro agora, via empréstimos e endividamento.

    Um abração matrix!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eike, valeu pela postagem.... tamo junto na Matrix... e cuidado com os seus trades hein. Já viu os vídeo do Blaster agoa que você tem Internet de rico? kkk

      abçs!

      Excluir
    2. Ainda não vi os vídeos dele não. Mas dá uma olhada no "Fato Relevante - 25/06/2012" e vc vai ver que o que mais eu faço no trade é tomar cuidado... kkkkk

      Um abraço!

      Excluir
    3. Você deve assistir... ainda mais se está querendo ser um 'trader' da vida. Já te falei isso umas três vezes.

      :/

      Excluir
  3. Olá RNM!

    Gostei da postagem! Muito pé no chão! Agora vai hein! O lance de vender o imóvel e baixar o padrão de vida é decisão pessoal sua.

    Cara, começar aportando R$ 1.000 mensais está ótimo. Como eu já te disse, cortando coisas fúteis já é possível fazer isso. Sabe aquele celular novo que vc tá esperando sair e que custa só 10x 199,90? Não compre. O meu celular, estou com ele há uns 3 anos. É um N95 que supre todas as minhas necessidades. E olha que eu poderia comprar o aparelho mais top do mercado.

    Se vc aportar R$ 1.000/mês por 60 meses (tempo que sua esposa levará para se formar) a uma taxa de 0,75% am e 15% de IR, terá R$ 70 mil ao final do período. Já dá pra comprar duas ou três blue chips e começar a a se aventurar na RV com o conhecimento aduirido desde já.

    Melhor coisa que vc faz pra se dar bem em finanças é estudar e não pensar em dinheiro o tempo todo.... hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Troll... beleza?

      Então.. o meu elular é pior que o seu Kkk.. é o Samsung vermelhinho de 80 R$... e faz uns três anos q tenho ele...

      Bom, paciência é um dom que tenho e só eu tomar cuidado pra não ficar me afobando como a manada que creio que posso ter uma vida melhor...

      Abçs!

      Excluir
  4. Meu, desiste dessa venda... Vc tá parecendo o pescador da parábola...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Max, se não for viável mesmo, não o venderei.
      O que quer dizer 'o pescador da parábola'? Desculpe a ignorância...

      Abcs!

      Excluir
  5. oi Rico, até pela forma que vc escreve dá p perceber q não quer vender o apt, muito menos ir morar na casa da sogra, que sinceramente, me parece uma opção 'tiro no pé' rsrs

    mas parece q vc está colocando os pés no chão, isso é bom :)
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ostrona... qto menos ignorante ficamos sobre um assunto a possibilidade de fazer besteira é menor né?

      Vamos com calma e chego lá...

      bjs!

      Excluir
  6. Olá Matrix!

    Quase comprei esse livro, mas fiquei com um pé atrás, ainda bem que não comprei. O Investimentos Inteligentes é muito bom e didático. pena que ele esqueceu de falar dos FII.

    Pensei que era só eu que ficava filosofando sobre felicidade... Tb sinto a mesma coisa.

    Sua divisão de salário é bem interessante, acho uma boa maneira de fazer o controle, sem ser excessivamente caxias com controles de centavos. Eu faço semelhante.

    Cara, na boa, não venda o imóvel. Pelo jeito esse imóvel te agrada muito em todos os aspectos, eu no seu lugar quitaria o imóvel e só depois investiria (aliás, foi isso que fiz). Não esqueça que o transporte público do abc é bem diferente da capital, é infinitas vezes pior.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Corey...

      Então.. acho q o Dinheiro não deve ser um fim e sim um meio pra chegar num fim (filosofando).

      Mas se desprender e se libertar de algum consumismo já ajuda a dar menos valor a ele e dar mais valor a vida (filosofando 2).

      Abç!

      Excluir
    2. Ah! Esqueci de comentar, essa foto do Keanu Reaves no Metrô é muito foda, vc já leu a história dele? Cara, é nesse tipo de gente que me espelho.

      Excluir
    3. Sim... sei da história sim... embassado... aliás nossa maior riqueza mesmo é: nossa família e saúde.

      ABçs!

      Excluir
  7. Olá Rico

    Você colocou um ponto importante em jogo, o potencial de valorização do seu AP, é uma coisa que deve ser bem pensada, pois depois não adianta se arrepender.

    Eu já vi alguns casos de pessoas que venderam casas ou apartamentos e se arrependeram 5 ou 10 anos depois (pois o valor chega a triplicar), se seu AP está bem localizado , tem perspectiva de um baixo índice de vacância e um bom potencial de valorização nos próximos 5 ou 10 anos, você tem um belo de um ativo, o mais sensato seria não vender agora, mas caso você venda e consiga um rendimento bem maior comprando fundos imobiliários, por exemplo, e possa pagar um aluguel num local que te agrade e ainda sobre dinheiro, a venda talvez compense.

    Boa sorte nas decisões.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi IA...

      É pode ser que eu fique mesmo com ele.. e no futuro o alugue para pagar outro imóvel pra mim.

      Abrçs!

      Excluir